A Ouvidoria Geral da Uerj disponibiliza aos seus usuários respostas às perguntas enviadas com frequência.

Clique na categoria desejada para visualizar as perguntas:

Assuntos acadêmicos (8)

Alunos ingressantes pelo vestibular nos períodos de 2020.1 e 2020.2 deverão acessar, no período de 22/02/2021 a 22/03/2021, o site do Departamento de Administração Acadêmica (DAA) no endereço https://www.daa.uerj.br/?page_id=5006 e ler atentamente às instruções. 

Em virtude da parceria entre o DAA e a Ouvidoria da Uerj, o procedimento final é realizado no site da Ouvidoria, mas é necessário acessar primariamente o site do DAA a fim de conhecer o procedimento.

Atenção: o pedido de isenção em disciplinas não deve ser enviado na área de manifestações da Ouvidoria. Ele possui procedimento e formulário próprio.

Última atualização: 10/03/2021

Essa informação foi útil?
SimNão

O trancamento especial de matrícula de 2020/2 está disponível no Aluno On-line no período de 22/02/2021 até 29/05/2021.

Última atualização: 10/03/2021

Essa informação foi útil?
SimNão

Para visualizar a grade curricular e as ementas de disciplinas dos curso da Uerj acesse www.ementario.uerj.br.

Essa informação foi útil?
SimNão

O calendário acadêmico de 2020/2 já está disponível em:
https://www.uerj.br/ensino/calendario-academico/

Essa informação foi útil?
SimNão

O atendimento presencial não essencial encontra-se suspenso devido à pandemia de COVID-19. Desta forma o atendimento para retirada de diplomas/certificados está sendo realizado exclusivamente através de agendamento prévio.

Para alunos de graduação

1. Acessar o Aluno On-line e verificar se o diploma está pronto;

2. Caso o sistema exiba a mensagem “diploma pronto”, envie um e-mail para diploma.daa@uerj.br contendo seu nome completo, matrícula, curso e número do processo do diploma;

2.1 Em caso de urgência, explique no e-mail o motivo da urgência e anexe documento comprobatório (ex: e-mail de convocação, publicação em diário oficial, etc).

3. Para retirada do diploma será necessário obter o nada consta da Rede Sirius – Rede de Bibliotecas Uerj e a certidão de quitação eleitoral.

4. Caso o sistema não exiba a mensagem de “diploma pronto” e você necessite de informações sobre o seu processo, envie um e-mail com os dados constantes no item 2 para diploma.daa@uerj.br;

5. Aguarde o e-mail de resposta.

Lembramos que a mensagem pode demorar devido à grande demanda deste período de pandemia.

Para alunos de pós-graduação

1. Envie um e-mail para diploma.daa@uerj.br contendo seu nome completo, matrícula, programa de pós-graduação, curso e número do processo do diploma (se souber);

1.1 Em caso de urgência, explique no e-mail o motivo da urgência e anexe documento comprobatório (ex: e-mail de convocação, publicação em diário oficial, etc).

2. Para retirada do diploma será necessário obter o nada consta da Rede Sirius – Rede de Bibliotecas;

3. Aguarde o e-mail de resposta.

Lembramos que a mensagem pode demorar devido à grande demanda deste período de pandemia.

Essa informação foi útil?
SimNão

Caso seja seu primeiro acesso no sistema Aluno On-line, siga as instruções constantes na tela do sistema.

No entanto, se o e-mail de recuperação está errado ou desatualizado e você não está recebendo a mensagem com a nova senha de acesso, siga os seguintes passos:

  1. Envie um e-mail para spat.daa@uerj.br contendo seu nome completo, matrícula da Uerj e endereço de e-mail válido;
  2. Anexe no e-mail a foto da sua carteira de identidade.

Lembramos que durante a pandemia de COVID-19 o atendimento está sendo realizado exclusivamente online, razão pela qual pode ensejar em demora na resposta do e-mail.

Essa informação foi útil?
SimNão

Para obter o histórico escolar, inicialmente é necessário verificar em qual situação o aluno se encontra:

A) Aluno da Uerj, com matrícula no formato novo (ex: 201122233311)
  1. Acesse http://www.alunoonline.uerj.br/;
  2. Faça login com sua matrícula e senha; 
  3. Na janela que abrir clique em Histórico Escolar;
  4. O sistema gerará seu histórico escolar, assinado digitalmente.
B) Aluno da Uerj, com matrícula no formato antigo (ex: C92113584)
  1. Acesse https://www.alunoonline.uerj.br/matricula_antiga/convertematricula.php para converter a matrícula para o formato novo.
  2. Acesse http://www.alunoonline.uerj.br/;
  3. Faça login com sua matrícula (formato novo) e senha; 
  4. Na janela que abrir clique em Histórico Escolar;
  5. O sistema gerará seu histórico escolar, assinado digitalmente.
 C) Aluno da uerj pelo CEDERJ, que concluiu o curso e já possui matrícula Uerj
  1. Acesse http://www.alunoonline.uerj.br/;
  2. Faça login com sua matrícula e senha;
  3. Na janela que abrir clique em Histórico Escolar;
  4. O sistema gerará seu histórico escolar, assinado digitalmente.
D) Aluno da uerj pelo CEDERJ, que concluiu o curso e não possui matrícula Uerj
  1. Acesse https://www.alunoonline.uerj.br/matricula_antiga/convertematricula.php para converter a matrícula para o formato Uerj;
  2. Acesse http://www.alunoonline.uerj.br/;
  3. Faça login com sua matrícula e senha;
  4. Na janela que abrir clique em Histórico Escolar;
  5. O sistema gerará seu histórico escolar, assinado digitalmente.
E) Aluno da uerj pelo CEDERJ, que não concluiu o curso
  1. Envie um e-mail diretamente para a coordenação do curso solicitando o documento.
Atenção: Aplicável em todos os casos
  1. Caso o aluno não consiga acessar o sistema pois perdeu a senha e o e-mail de recuperação esteja desatualizado, o aluno deverá enviar um e-mail para spat.daa@uerj.br solicitando a atualização do e-mail;
  2. Caso o aluno acesse o sistema e não consiga obter o Histórico Escolar, envie um e-mail para spat.daa@uerj.br;
  3. Caso o aluno não tenha entendido o procedimento envie um e-mail diretamente para spat.daa@uerj.br.
Essa informação foi útil?
SimNão
A Uerj anualmente disponibiliza edital de Transferência Interna, Transferência Externa e Aproveitamento de Estudos, ofertando as vagas remanescentes à comunidade. Esse edital, em geral, é disponibilizado no meio do ano e nele é exibida a oferta de vagas para cada tipo de modalidade, por curso. 
 
No entanto, devido à pandemia de COVID-19, ainda não foi informada a data de divulgação do edital. Neste sentido é importante acompanhar periodicamente o site da Uerj (www.uerj.br) e do Departamento de Administração Acadêmica (www.daa.uerj.br).
 
A última notícia publicada sobre edital de transferência ocorreu em 2019 para ingresso em 2020 e está disponível em https://www.uerj.br/noticia/8068/
 
Para mais informações acesse:
Transferência interna – http://www.daa.uerj.br/?page_id=168
Transferência Externa – http://www.daa.uerj.br/?page_id=177
Aproveitamento de Estudos – http://www.daa.uerj.br/?page_id=165
 
Última atualização: 10/03/2021
 
Essa informação foi útil?
SimNão

Assuntos administrativos (1)

Todos os atendimentos da Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP) estão sendo realizados através do e-mail atendimento@srh.uerj.br.

Caso o servidor necessite de atendimento, deverá enviar um e-mail com a solicitação para o endereço acima. O atendimento presencial não está em funcionamento.

Última atualização: 10/03/2021

Essa informação foi útil?
SimNão

Atendimento hospitalar (3)

EXAMES REALIZADOS ANTES DE 01/06/2020

Enviar um e-mail para laudos.capsula@ppc.uerj.br 

EXAMES REALIZADOS APÓS 01/06/2020
  1. Acesse o endereço http://exameslaboratoriais.hupe.uerj.br;
  2. Tenha em mãos o protocolo de atendimento; 
  3. Realize o cadastro de primeiro acesso;
  4. Crie um login e senha;
  5. Valide seu cadastro através do seu e-mail;
  6. Acesse a conta.

A partir de agora você poderá acessar os laudos de exames a partir do site.

Se ainda tiver dúvidas acesse o manual produzido pela PPC clicando aqui.

Atualizado em 26/10/2020

Essa informação foi útil?
SimNão

A ordenação na fila é feita por Procedimento, sendo priorizados os casos de acordo com a classificação de prioridade (Vermelho, Amarelo, Verde e Azul) e com data de solicitação mais antiga.
A ordenação da regulação é feita pelo médico regulador da unidade solicitante da atenção primária e/ou do nível central.

Fonte: Transparência SISREG

Essa informação foi útil?
SimNão

Inicialmente cabe informar que o HUPE não possui emergência, desta forma em caso de emergência o paciente deverá procurar a UPA mais próxima ou hospitais que possuam emergência aberta.

Pacientes de 1ª vez devem, obrigatoriamente ser encaminhados através do sistema de regulação (SISREG ou SER). Para isso devem procurar uma Clínica da Família, Centro Municipal de Saúde (CMS), Posto de Saúde, próximo à sua residência.

  • SISREG (Sistema de Regulação): solicitações de Consultas em Especialidades Médicas, Odontológicas, em Saúde Mental, Fisioterápicas, Fonoaudiológicas, em Reabilitação bem como Exames de Imagem, Endoscopias e Biópsias devem ser feitas pelas unidades de atenção primária de referência do paciente no Sistema Nacional de Regulação (SISREG). Fonte: Transparência SISREG
  • SER (Sistema Estadual de Regulação): Solicitações de Consultas de Alta Complexidade (cirurgia cardíaca, Cateterismo, Cirurgia Bariátrica, Epilepsia grave, Gestação de Alto Risco Estratégico, Neurocirurgia, Ortopedia, Traumatologia e Oncologia) – Devem ser feitas pelas unidades de atenção primária de referência do paciente no Sistema Estadual de Regulação (SER). Fonte: Transparência SISREG

Para mais informações sobre o HUPE acesse www.hupe.uerj.br

Telefone: (21) 2868-8000

Essa informação foi útil?
SimNão